top of page

Introdução ao Estudo da Natação

Equipamentos

Piscina Olímpica – Possui 50m de comprimento por 25m de largura, comporta 10 raias, cada uma com 2,50m de largura.

Piscina semi-olimpica – possui 25m de comprimento por 12,5 metros de largura. A sua profundidade deve ser de 1,80m. Para as competições oficiais a temperatura da água deve ser de 25ºC à 28ºC.

         O espaço que cada atleta ocupa dentro da piscina é chamado de raia. Qualquer piscina de competição deve ter oito raias de 2,5 m de largura cada. Exceto no estilo costas, os nadadores largam de uma base de partida, que fica em uma das bordas.

       O uniforme de um nadador é simples. Ele deverá utilizar uma sunga (maiô, para as mulheres), uma touca de proteção para os cabelos feita de borracha e óculos de mergulho, confeccionados a partir de um tipo de plástico antiembaçante que permite a visão total dos nadadores quando dentro d’água.

         Ultimamente, algumas empresas têm produzido roupas especiais para nadadores, confeccionadas de materiais como o neoprene, espécie de borracha isotérmica que diminui o atrito do corpo do atleta com a água, potencializando, assim, sua velocidade. 

 

Regras

 

         As provas de natação podem ser disputadas em quatro estilos diferentes: livre, borboleta,

costas e peito.  No medley os atletas precisam nadar os  quatro  estilos seguindo uma determinada ordem que varia quando a prova é individual ou revezamento.

Nado livre


        No nado livre, o atleta pode nadar de qualquer forma, fazendo qualquer tipo de movimento. Por ser o estilo mais rápido, o nado crawl é, geralmente, o mais escolhido pelos atletas. Nele, é preciso nadar com o corpo esticado, movimentando os braços como alternadamente e batendo as pernas na água alternadamente.

 

Nado Borboleta

 

        No nado borboleta, os atletas devem manter os ombros Alinhados com a superfície da água, enquanto pés, braços e pernas têm de fazer movimentos simultâneos para cima e para baixo. No fim da competição, os nadadores precisam encostar com as duas mãos na borda simultaneamente.

Nado Costa


          No nado costas, por sua vez, os praticantes começam a prova já dentro da piscina e de frente para as balizas (base instalada em uma das bordas, da qual Mergulham os nadadores para competições de outros estilos), segurando a barra existente na mesma com as duas mãos. Durante todo o trajeto, o nadador deve movimentar-se com as costas viradas para a água, alternando movimentos de braços e pernas.

Nado Peito

 

         No peito, os atletas têm de nadar de maneira horizontal, com movimentos sincronizados  de braços e pernas, que devem se abrir e fechar alternadamente. Os cotovelos precisam estar sempre submersos. O toque final na borda também deve acontecer com as duas mãos juntas (a exemplo do que ocorre com o nado borboleta).

bottom of page